Convênios

Desde sua fundação, a política do IBCCRIM sempre visou o relacionamento com universidades, organizações de pesquisa e entidades de classe comprometidas com a defesa do Estado Democrático de Direito e de um Direito Penal que preserva as garantias constitucionais.

Os convênios e parcerias estabelecidos pelo IBCCRIM buscam unir esforços conjuntos e mobilizar recursos por meio da cooperação mútua e do intercâmbio técnico, científico e cultural com instituições brasileiras e estrangeiras, expandindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das Ciências Criminais.

A política de Convênios é gerida pelo Departamento de Convênios, com apoio do Núcleo de Atuação Política, e está estruturada em quatro modalidades:

O Convênio Associativo é celebrado com instituições representativas de classe, instituições de ensino ou qualquer tipo de agrupamento de pessoas com grande abrangência, e tem como objetivo aumentar o número de associadas e associados do IBCCRIM e difundir seus valores e finalidades.

Por meio desta modalidade, é concedido a integrantes da entidade conveniada um desconto de 20% no valor da associação (semestral ou anual) nas categorias de estudante, recém-formado e profissional.

O Convênio Científico formaliza a parceria entre instituições visando à difusão das Ciências Criminais, nos termos do Estatuto do IBCCRIM. Uma vez firmado o termo de convênio, sempre que houver interesse mútuo, as organizações poderão realizar pesquisas e eventos em conjunto, como Mesas de Estudos e Debates, Laboratórios, simpósios, cursos.

O Convênio entre Bibliotecas é celebrado visando à difusão das publicações do IBCCRIM e ao enriquecimento de sua Biblioteca, bem como o intercâmbio de periódicos científicos e demais publicações de interesse comum. Por meio do convênio, o IBCCRIM se compromete a encaminhar suas publicações impressas e digitais às bibliotecas das instituições conveniadas, devendo receber, como contrapartida, publicações editadas por estas. Na assinatura de cada Convênio, define-se como cada instituição se responsabiliza pelas despesas de postagem/transporte do material intercambiado.

O Convênio para Divulgação é celebrado com instituições representativas de classe, instituições de ensino ou qualquer tipo de agrupamento de pessoas com grande abrangência, com o objetivo de difundir o nome do IBCCRIM, bem como seus valores e finalidades. O IBCCRIM se responsabiliza pela cessão ou doação de um determinado número de publicações ou demais materiais institucionais e, como contrapartida, a instituição conveniada se compromete com o custeio das despesas de envio e em distribuir o material e divulgar amplamente o IBCCRIM aos seus e suas integrantes.