15 de Abril de 2020

16/04: IBCCRIM promove gravação ao vivo de podcast sobre medida de segurança
Essa notícia possui um arquivo, clique aqui para visualizar.

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) realiza nesta quinta-feira, dia 16, às 10h, a gravação ao vivo do podcast Vire a Chave sobre medidas de segurança. A live será transmitida na página do IBCCRIM no Facebook.

O episódio contará com a participação do promotor de justiça de Goiás, Haroldo Caetano, mestre em Direito (UFG) e doutor em Psicologia (UFF), e a professora e advogada do Maranhão, Thayara Castelo Branco, mestre e doutora em Ciências Criminais pela PUCRS. Ambos têm longas pesquisas sobre aplicação de medidas de segurança no Brasil e participaram de um painel sobre o tema no 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais, promovido em 2019 pelo IBCCRIM. Thayara é uma das professoras do curso Aplicação e Execução da Pena, que está com inscrições abertas no site do IBCCRIM. 

Mediada por Gabriel Queiroz, diretor do Instituto, e Harumi Visconti, do Núcleo de Comunicação do IBCCRIM, a live abordará temas como critérios e prazos para o cumprimento de medidas de segurança, o perfil de quem responde por elas e a patologização e criminalização do uso de drogas como uma nova roupagem para a internação de usuários. O episódio também falará sobre os efeitos da Lei Antimanicomial, de 2001, na aplicação dessas medidas e o quadro dos hospitais de custódia no Brasil atualmente. 

Acompanhe a partir das 10h a live em na página do IBCCRIM no Facebook