05 de Junho de 2020

10/06: IBCCRIM promove live sobre racismo, violência e protestos no Brasil e nos EUA

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) realiza no dia 10 de junho, às 17h, uma transmissão ao vivo sobre racismo, violência e protestos no Brasil e nos EUA. A live acontecerá na página do IBCCRIM no Facebook e no canal do Instituto no YouTube

Com mediação de Dina Alves, coordenadora-chefe do Departamento de Justiça e Segurança Pública do IBCCRIM, o debate contará com a presença dos jornalistas e docentes da Unesp e ECA-USP: Juarez Xavier e Rosane Borges, respectivamente.

Os três participantes compõem o corpo docente do curso EAD do IBCCRIM “Aspectos da Necropolítica Criminal Brasileira”, que está com inscrições abertas.

A live analisará os protestos do movimento Black Lives Matter, nos EUA, e os atos pela democracia e contra a violência policial no Brasil. O debate também discutirá as diferenças e os paralelos entre o racismo institucional nos dois países e a cobertura midiática nas manifestações de lá e daqui.

Curso Aspectos da Necropolítica Criminal Brasileira

Lançado no início de 2020, o curso reabriu as inscrições na modalidade EAD. As aulas ficarão disponíveis na plataforma EADBOX e os alunos(as) terão até 90 dias corridos a partir da data de matrícula para assisti-las e garantir presença. A plataforma também permite acesso aos materiais da aula, como apresentação de slides e textos complementares, além de checagem de frequência e emissão de certificado.

Programação do curso:

Aula 1: Necropolítica

Professor: Cleifson Dias

Aula 2: O controle da população negra no período pós-abolição: do final do século XIX aos nossos dias

Professora: Terra Johari

Aula 3: O pensamento clássico antirracista e anticolonialista no mundo ocidental

Professor: Juarez Xavier

Aula 4: Vidas marginais: a produção da “mulher negra delinquente” na criminologia

Professoras: Dina Alves, Simone Henriquez e Thayná Yaredy

Aula 5: As mortes simbólicas e o controle de representação da imagem das mulheres negras

Professora: Rosane Borges

Aula 6: Racismo estrutural e sistema de justiça

Professora: Deise Benedito