20 de Julho de 2020

Em parceria com OAB-SP, IBCCRIM promove debates sobre abuso de autoridade e audiências durante a pandemia de covid-19

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e a Comissão de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa da OAB-SP promovem nos dias 22 e 23 de julho, às 17h, dois debates gratuitos sobre abuso de autoridade e sobre a realização de audiências em meio à pandemia.  Ambos serão transmitidos ao vivo nas páginas do IBCCRIM no Facebook e YouTube.

O debate sobre abuso de autoridade será realizado no dia 22 de julho, quarta-feira, e contará com a participação das advogadas Livia Yuen Ngan Moscatelli e Marcela Diorio, presidenta da Comissão Organizadora do 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais, realizado pelo IBCCRIM, e do advogado Sean Abib. A mediação será feita pela coordenadora-adjunta nacional do GEA-IBCCRIM, Barbara Siqueira Furtado.

No dia 23, também às 17h, será realizado o debate sobre as audiências judiciais em meio à pandemia de covid-19. Participam da discussão as advogadas Bárbara Correia e Danyelle Galvão, além do diretor do IBCCRIM, Yuri Felix. O debate será mediado pelo advogado Hélio Peixoto Jr.

Conheça abaixo os(as) participantes dos dois eventos:

  • Bárbara Correia: advogada da equipe 100% pró bono do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, responsável pelas áreas de promoção e defesa de Direitos Humanos em direitos étnico raciais e em Justiça Criminal. Anteriormente, trabalhou como assessora de projetos no Instituto de Defesa do Direito de Defesa.
  • Barbara Siqueira Furtado: Mestre pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto - USP. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto - USP. Coordenadora Nacional Adjunta do Grupo de Estudos Avançados (GEA- IBCCRIM) e Coordenadora dos Grupos de Estudos Avançados "Escolas Penais" (GEA-IBCCRIM) em Ribeirão Preto e São Paulo -SP. Coordenadora Adjunta da Comissão de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa da OAB-SP.  Advogada Criminalista.
  • Danyelle Galvão: Advogada. Doutora em Processo pela Universidade de São Paulo (USP).  Conselheira da OAB/SP
  • Hélio Peixoto Jr.: Mestre em Processo pela USP. Membro do IDDD e do Corpo Editorial do Boletim do IBCCrim. Advogado. Coord. Adjunto da Comissão de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa da OAB-SP.
  • Livia Yuen Ngan Moscatelli: Advogada criminal em São Paulo. Mestranda em Processo Penal na Universidade de São Paulo (USP) e em raciocínio probatório pela Universidade de Girona na Espanha (UDG)
  • Marcela Diorio: Advogada criminalista; pós-graduada em Teoria Geral do Crime pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM; mestre e doutoranda em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
  • Yuri Felix: Doutor em Ciências Criminais - PUCRS. Diretor do IBCCRIM. Advogado criminalista Obras publicadas: “Crimes Hediondos 7ª ed.”, “Novas tecnologias de prova no processo penal 2ª ed.”, “Tribunal do Júri 2ª ed. Pacote Anticrime - Reformas Processuais”, dentre outras.