16 de Setembro de 2020

26º Seminário Internacional: Audiência Pública discute extermínio racial e covid-19 no Brasil

Como parte da programação do 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais, o IBCCRIM realizará no dia 21 de setembro, às 17h, a Audiência Pública sobre política de extermínio racial e covid-19 no Brasil. O evento é aberto e gratuito e será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube do IBCCRIM.

Participam do debate a advogada Dina Alves, doutoranda em Antropologia Social pela PUC-SP e coordenadora-chefe do Depto. de Justiça e Segurança Pública do IBCCRIM, o advogado Eliésio Marubo, assessor jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) e secretário-executivo da OAB-AM (Subseção Tabatinga), além do economista José Paulo Guedes Pinto, professor da UFABC e co-criador do projeto Ação Covid-19, que analisa como a desigualdade afeta a evolução da pandemia no Brasil. O debate será mediado pela Sub-procuradora-Geral da República Ela Wiecko, professora da UnB e integrante do Conselho Consultivo do IBCCRIM. 



A audiência pública analisará como o contágio por covid-19 afetou populações específicas do Brasil, como pessoas negras e indígenas, e debaterá a postura do governo Bolsonaro diante da pandemia, que já vitimou mais de 130 mil pessoas no país. O evento on-line também discutirá como as instituições de Justiça brasileiras atuaram para conter (ou não) o alastramento do coronavírus entre pessoas privadas de liberdade. 

Conheça a programação do 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais

Para participar da Audiência Pública não é necessário fazer inscrição prévia e não haverá certificado de participação.