02 de Outubro de 2020

IBCCRIM promove ciclo de palestras sobre Ciências Criminais no mês de outubro

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e as coordenações do Grupo de Estudos e Laboratório de Ciências Criminais do Mato Grosso do Sul, em parceria com o  Instituto de Direito e Democracia (IDDC) e a Escola Superior de Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA-OAB), promovem no mês de outubro o ciclo de palestras Diálogos Criminais: encontros entre GEA e LABCCRIM de MS. Serão quatro encontros realizados nos dias 08, 15, 22 e 29 de outubro, às 20h (horário de Brasília), e transmitidos pelos canais do IBCCRIM no Youtube e Facebook. Não é necessário realizar inscrição prévia.  

A cada encontro, que acontece sempre às quintas-feiras, as(os) participantes irão apresentar debates realizados durante os GEAs e LABCCRIM, com temáticas extremamente atuais e relevantes para o aprofundamento de uma visão crítica sobre diferentes aspectos das Ciências Criminais. O ciclo de palestras abordará temas como necropolítica criminal brasileira, processo democrático, imparcialidade e jurisdição, entre outros.

"O projeto surgiu com intuito incontestável de compartilhar, com toda a comunidade jurídica local, isso é, sejam aqueles que estão na graduação, pós-graduação ou também aqueles que já estão militando na advocacia, membros da Defensoria Pública, Ministério Público ou Magistratura, pontos que geralmente são debatidos dentro do Laboratório de Ciências Criminais e do Grupo de Estudos Avançados, mas que ficam restritos somente aos alunos que estão matriculados nas duas iniciativas", destacou Marx Lopes, mediador da mesa Acordo de Não Persecução Penal, que acontece no dia 08 de outubro, e também um dos organizadores do evento. 

Confira o cronograma completo e participe. Não é necessário realizar inscrição prévia. 


Diálogos criminais: encontros entre GEA e LABCCRIM de MS

O evento terá início às 20h do horário de Brasília. Para quem está no Mato Grosso do Sul, o evento terá início às 19h. 

08 de outubro

Acordo de Não Persecução Penal

Andrea Cristina D´Angelo

Yuri Felix 

Mediação: Marx Lopes


15 de outubro

Necropolítica Criminal Brasileira

Cleifson Dias

Dina Alves

Mediação: João Cyrino


22 de outubro

Processo Democrático, Imparcialidade e Jurisdição

Ana Claudia Pinho

Roberto Ferreira Filho 

Mediação: Camila Maués


29 de outubro

População LGBTQI+ no Cárcere

Fernando Fernandes 

Guilherme Ferreira

Mediação: Marianny Alves