27 de Novembro de 2020

Vitor e Maurício Dieter: confira aulas abertas sobre política criminal atuarial e realismo crítico

O Laboratório de Ciências Criminais do IBCCRIM em Maceió/AL realizou nesta semana, para encerramento do ano letivo de 2020, duas aulas abertas sobre política criminal atuarial e sobre realismo crítico e criminologia, discussões ainda pouco exploradas no Brasil. 

Os encontros contaram com a participação dos docentes Maurício Dieter, professor doutor de Criminologia e Direito Penal da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e Vitor Dieter, doutorando em Criminologia Global e Cultural pelas Universidades de Kent (Inglaterra) e Universidade Eötvös Loránd (Budapeste, Hungria).

Temática ainda pouco explorada no país, a análise crítica da política criminal atuarial tem na tese de doutorado de Maurício Dieter uma de suas principais referências contemporâneas. Nela, o autor se propõe a compreender e criticar o que ele denomina por “gestão da criminalidade”, baseada na lógica atuarial, que se afasta da pesquisa das determinações do crime, perspectiva que tem ganhado força no Brasil. 

Na segunda aula, Vitor Dieter tece uma homenagem a Roger Matthews, um dos fundadores do realismo crítico, falecido em abril deste ano, e também orientador de Vitor, e aponta para os espaços a serem preenchidos, e a importância de fazê-lo, dado aos poucos estudos produzidos no país sobre a temática. Na aula, o docente traça o panorama sobre o realismo crítico de esquerda, aprofunda no debate promovido no livro de Matthews e aponta para as contribuições dessa perspectiva ao cenário brasileiro. 

As aulas estão disponíveis no canal do IBCCRIM no Youtube. Para assisti-las, basta acessar os os links: 

Maurício Dieter | Política Criminal Atuarial

Vitor Dieter | Realismo crítico e criminologia: uma homenagem a Roger Matthews