11 de Dezembro de 2020

Relatório de Gestão: conheça as ações do IBCCRIM em 2019 e 2020

A Gestão do IBCCRIM no biênio 2019-2020 publica nesta sexta (11) o relatório das atividades promovidas pelo Instituto nos últimos dois anos.

O documento elenca e detalha os destaques da Gestão nas principais frentes de atuação do IBCCRIM: publicações e incidência acadêmica, atuação política e acompanhamento em Tribunais Superiores, cursos e eventos promovidos, manutenção da Biblioteca e as novidades lançadas pela Gestão, como o podcast Vire a Chave e a modernização do site e das plataformas EAD.

O relatório traz dados administrativos e de gestão que detalham os esforços empenhados na efetiva nacionalização do IBCCRIM – que em 2019 passou a contar com representantes em todos os estados do país – e na promoção de políticas afirmativas.

O editorial, assinado pela presidenta Eleonora Rangel Nacif, faz um balanço da Gestão e destaca a atuação do IBCCRIM durante a tramitação do Pacote Anticrime no Congresso Nacional. No período, o Instituto elaborou notas técnicas, produziu duas edições especiais do Boletim IBCCRIM (distribuídas na Câmara e no Senado), além de contribuir para a redação do artigo sobre juiz de garantias. Naquele ano, o IBCCRIM também se mobilizou durante o julgamento das ações no STF que discutiram a possibilidade de prisão em 2ª instância. Além da sustentação oral do Instituto no Supremo e o envio de pareceres técnicos aos ministros(as), o IBCCRIM também contribuiu para o debate público: em 2019, esse foi o tema mais comentado pelo Instituto na imprensa.

Já em 2020, o Instituto promoveu discussões importantes sobre covid-19 e sistema prisional, pressionando o Judiciário brasileiro a implementar as orientações previstas pelo CNJ na Recomendação nº 62 e realizando debates on-line sobre cárcere e pandemia com pesquisadores(as) de outras partes do mundo.

Acesse o Relatório de Gestão de 2019-2020 e conheça todas as ações realizadas pelo IBCCRIM.