16 de Fevereiro de 2021

IBCCRIM publica edital do Laboratório de Ciências Criminais 2021
Essa notícia possui um arquivo, clique aqui para visualizar.

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) recebe entre os dias 18 de fevereiro e 09 de março as inscrições para o Laboratório de Ciências Criminais. Pela primeira vez na história do Instituto, o edital será unificado e as aulas e atividades ministradas exclusivamente no formato on-line. Podem participar estudantes que estejam entre o terceiro e o penúltimo semestre dos cursos de Direito, Ciências Sociais, Psicologia, Comunicação e áreas correlatas.

Clique aqui e confira o edital.

A participação no Laboratório é exclusiva para associados/as do Instituto. No entanto, é possível participar do processo seletivo sem integrar o quadro associativo e, posteriormente, assim que aprovado/a, associar-se.  

Esta edição do Laboratório terá novidades. Além do edital unificado, pela primeira vez o Instituto receberá estudantes de todo o país e será 100% on-line, realizado integralmente no IBCCRIM Play — a nova plataforma de cursos do Instituto. O conteúdo programático vai abordar de forma interdisciplinar temas nas áreas da Criminologia, Política Criminal, Metodologia, Processo Penal, Direito Penal, Direitos Humanos e Execução Penal. E os encontros referentes aos módulos serão realizados semanalmente através da plataforma digital. 

Por meio de aulas expositivas, dialogadas e interativas o estudante é estimulado a analisar situações atuais das ciências criminais, a partir da perspectiva das diversas disciplinas tratadas nos módulos. Considerando que se trata de iniciação científica, estimula-se o desenvolvimento de pesquisas temáticas, com acesso a metodologias adequadas, a partir de orientação personalizada de professores da área e confecção de artigo científico com possibilidades de publicação.

O objetivo central do Laboratório é, portanto, o amadurecimento intelectual, acadêmico e crítico dos(as) estudantes participantes, bem como promover uma efetiva integração de diálogo transversal entre os(as) alunos(as) através de troca de experiência das suas realidades regionais, à luz de um debate plural mediante encontros científicos, com intuito primordial de enfrentar e refletir a realidade e as dificuldades regionais e nacionais que envolvem o âmbito das Ciências Criminais de forma crítica e propositiva

O número total de candidatos(as) a serem aprovados(as) dependerá do número de vagas disponibilizadas por cada Laboratório Estadual. As inscrições começam no dia 18 de fevereiro e vão até o dia 09 de março de 2021.