10 de Maio de 2021

IBCCRIM promove ciclo de debates sobre Direito e Movimento Decolonial

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), em parceria com a Rede Brasileira de Saberes Descoloniais e o Espaço Almeida Mantelli, realiza nos dias 12 e 13 de maio o ciclo de debates “Descolonizar as ciências criminais e os direitos humanos”. O evento será transmitido no canal do Instituto no YouTube e será composto por debates ao vivo a partir das 16h30. Não é necessário realizar inscrição prévia. 

O encontro pretende ampliar o debate e o compartilhamento de temas como as teorias pós-coloniais, os estudos subalternos e o giro decolonial latino-americano para compreender fenômenos sociojurídicos especificamente nas ciências criminais, com um olhar necessário aos direitos humanos. A discussão sobre pós-colonialidade e de[s]colonialidade, apesar de não ser recente, ainda está ganhando visibilidade no âmbito do direito brasileiro.

No dia 12 de maio acontece a abertura do evento, com introdução do diálogo sobre a "Descolonização do Olhar", de modo a provocar novas percepções de mundo, de direito e de justiça. Já a primeira mesa de debates vai tratar da "América Latina e seus Lugares". No segundo dia de evento, 13 de maio, a segunda mesa terá como tema "Povos, Culturas e Direitos Humanos", com debates sobre os lugares da raça e do gênero nas concepções de direito e justiça. E por fim, na terceira e última mesa, "Encarceramento e Necropolítica", com discussões sobre o sistema prisional sob a perspectiva crítica enquanto tema de direitos humanos.

Confira a programação

Ciclo de debates “Descolonizar as ciências criminais e os direitos humanos”

ABERTURA | 12/05 às 16h30  

Gabriel Antonio Silveira Mantelli

Julia de Moraes Almeida

Roseane Borges

Mediadora: Mariângela Tomé Lopes


AMÉRICA LATINA E SEUS LUGARES | 12/05 às 17h40

André Carneiro Leão

Bernard Constantino Ribeiro

Roberta Cunha de Oliveira

Mediadora: Amanda Scalisse


POVOS, CULTURAS E DIREITOS HUMANOS | 13/05 às 16h30

César Augusto Baldi

Ciro Souza Brito

Zenaida Luisa Rodriguez

Mediadora: Juliana Garcia


ENCARCERAMENTO E NECROPOLÍTICA |  13/05 às 17h40

Luciana Costa Fernandes

Tamires Sampa

Bruna Hoisler Sallet

Ana Paula de Mattos Calich

Mediador: Rodnei Ferreira Batista