26 de Maio de 2021

IBCCRIM realiza debate sobre os reflexos do racismo no sistema de justiça criminal brasileiro

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) realiza mesas de debates com a temática “Pós-abolição: os reflexos do racismo no sistema de justiça criminal brasileiro” nos dias 28 e 31 de maio, a partir das 10h30 (horário de Brasília). O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube. Não é necessário realizar inscrição prévia. 

O evento, organizado pelos diretores Ester Rufino, Leonardo Palazzi e Vinícius Assumpção, que dialoga com o Dia 13 de maio, propõe um debate sobre as barreiras racistas encontradas no acesso à justiça, como reflexo de um racismo estrutural. O conteúdo será tratado com um olhar amplo e crítico ao resultado do Pós-abolicionismo. 

Ester Rufino, 3.ª Secretária do IBCCRIM, destaca a importância de analisar a abolição a partir de um olhar crítico. “São 133 anos de abolição, porém inacabada. Pensar o período pós-abolição é essencial, pois nos possibilita identificar as estruturas que mantêm o racismo em voga e, com isso, propor caminhos para uma verdadeira reparação”. 

Para Leonardo Palazzi, 2.º Diretor Nacional das Coordenações Regionais e Estaduais do IBCCRIM, se mantêm necessária as batalhas na pós-abolição. "A abolição da escravatura no Brasil não garantiu pleno acesso aos direitos e igualdades para a população negra e hoje ainda se mantém um cenário de profundas desigualdades. A comunidade negra sempre lutou e continua suas batalhas diariamente, por isso, o pós dia 13 de maio é mais que necessário para reafirmar a luta contra o racismo".

No dia 28 de maio, sexta-feira, a mesa Racismo e acesso à justiça abre o evento com a participação do Leonardo Palazzi, Lúcia Ribeiro, Cleifson Dias e mediação de Gabriel Alex Pinto de Oliveira. Na segunda-feira, 31 de maio, a mesa Audiência de custódia e instrumentos de tecnologia no aprofundamento do racismo estrutural conta com a presença de Deise Benedito, Adriana Vasconcellos, Eduardo Cerqueira e mediação de Ester Rufino. 

O evento não disponibilizará certificado.