23 de Novembro de 2021
NOTA DE REPÚDIO | O IBCCRIM vem a público repudiar a ação letal de agentes policiais que resultou na morte de ao menos 8 pessoas no Complexo do Salgueiro, comunidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.
⠀
Nesta segunda-feira, 22, após uma ação do Batalhão de Forças Especiais na comunidade de São Gonçalo, ao menos 8 pessoas foram encontradas mortas em região de mangue próxima ao local. Segundo relato de moradores, a atuação dos agentes teria ocorrido após a morte de um policial militar na região, como vingança. Até outubro deste ano, o Rio de Janeiro já foi palco de mais de 35 chacinas, conforme dados divulgados pela Rede de Observatórios de Segurança.
Diante disso, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) vem expressar seu repúdio à prática reiterada de violência e execuções perpetradas por parte das forças policiais. As ações representam uma grave violação à Constituição e à dignidade da população já extremamente vulnerabilizada. É inadmissível que a força policial do Estado participe de ações brutais como essa, fugindo ao seu dever de proteção e promoção da vida.
Ciente da urgência da construção de políticas públicas que sejam efetivas e deem um basta neste massacre da população jovem, negra e periférica, o IBCCRIM tem adotado ações institucionais efetivas, como a participação no GT do Ministério Público Federal sobre Racismo na Atividade Policial e sua atuação como amicus curiae na "ADPF das Favelas", inclusive peticionando ao STF quando do descumprimento de sua decisão, em função da chacina do Jacarezinho.