20 de Abril de 2022
Em razão da alta taxa de letalidade policial à população negra no Brasil, o IBCCRIM assinou a carta do Human Rights Watch (HRW) endereçada ao ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.
Na carta, o HRW solicita ao governo brasileiro que faça um convite oficial ao novo mecanismo da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre justiça e igualdade racial na segurança pública para visitar nosso país e examinar o problema do racismo estrutural no Brasil.
O IBCCRIM, que luta pelos direitos humanos e contra a discriminação racial, apoia essa iniciativa junto a mais de 100 organizações internacionais e brasileiras, pois no Brasil o abuso policial, desproporcionalmente contra negros, é um problema crônico.
O objetivo é promover a igualdade racial, já que, devido ao racismo estrutural, a população negra tem três vezes mais chances de morrer pela polícia, do que a população branca. A proposta é que o Brasil colabore nos estudos para identificar o efeito do racismo estrutural no contexto da lei no país.
Com o convite direcionado a esse novo órgão da ONU é possível que sejam elaboradas sanções para diminuir o preconceito crônico e assim, estabelecer os direitos fundamentais dos cidadãos negros.