04 de Novembro de 2022

IBCCRIM divulga processo seletivo de bolsas para os cursos em parceria com Coimbra
Essa notícia possui um arquivo, clique aqui para visualizar.

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais divulga a abertura do processo seletivo de bolsas para dois cursos realizados em parceria com o Instituto de Direito Penal Económico Europeu (IDPEE), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

No 3º Curso de Compliance são abordados os principais temas ligados à criação, execução e fiscalização dos programas de compliance em diversas áreas (saúde, ambiental, sociedades anônimas e limitadas, administração pública etc.), bem como as intersecções entre o compliance e o direito administrativo (agências reguladoras, programas de leniência) e penal (prova penal, responsabilidade penal da pessoa jurídica, whistleblowing). Os professores são portugueses e brasileiros, com experiência profissional altamente qualificada nos temas lecionados, oferecendo conhecimento teórico e prático.

O 12º Curso de Direito Penal Econômico tem como objetivo capacitar advogados (as), bacharéis em Direito, integrantes de Defensorias Públicas, de Ministérios Públicos e do Poder Judiciário, bem como a Delegados (as) de Polícia para a resolução de problemas específicos do Direito Penal Econômico e Corporativo. Para isso conta com renomados e experientes docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e de diversas regiões do Brasil, dentre eles as Professoras Catedráticas da Faculdade de Direito Doutora Anabela Miranda Rodrigues e Doutora Maria João Antunes, ex-juíza do Tribunal Constitucional português.

A concessão de bolsas de estudos se destina para pessoas que no ato da inscrição se autodeclararem:

a) pretas, pardas ou indígenas, conforme quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);

b) travestis ou transsexuais; 

c) com deficiência; 

d) egressas do sistema prisional; 

e) refugiadas(os); 

f) mulheres que são chefes de família e exercem parentalidade sozinhas (mães-solo);

g) advogadas/os populares ou demais profissionais que, comprovadamente, atuem em defesa dos Direitos Humanos;  e 

h) pessoas que, comprovadamente, se encontrem em situação de vulnerabilidade econômica.


Acesse o edital para saber mais.

As inscrições serão realizadas pelo preenchimento do formulário

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade. Para falar sobre envie um e-mail para: privacidade@ibccrim.org.br