28 de Agosto de 2020

26º Seminário Internacional de Ciências Criminais: edital de bolsas de estudos contempla instituições
Essa notícia possui um arquivo, clique aqui para visualizar.

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), por meio do Departamento de Concessão de Bolsas de Estudo e Desenvolvimento Acadêmico, lançou hoje (28) o edital de bolsas para o 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais cuja programação ao vivo acontece nos dias 24, 25 e 26 de setembro na modalidade on-line. 

Acesse o edital completo

O edital se destina a instituições que trabalhem há mais de um ano com povos indígenas, pessoas transexuais e egressas do sistema prisional. As organizações selecionadas pelo IBCCRIM deverão indicar pessoas aptas a ganhar a bolsa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro (prazo prorrogado) pelo e-mail bolsas2020@ibccrim.org.br, por onde deverá ser entregue toda a documentação determinada no edital. Após essa fase, serão realizadas entrevistas por videoconferência com as pessoas representantes das organizações.

Sobre o 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais

A 26ª edição do Seminário Internacional será sediada na plataforma de streaming IBCCRIM Play, um ambiente totalmente on-line composto por uma extensa programação ao vivo, realizada entre os dias 24, 25 e 26 de setembro, além de palestras inéditas de pesquisadores(as), juristas e docentes internacionais.  A plataforma on-line também terá um espaço para rememorar as exposições e debates históricos do Seminário, com uma rigorosa curadoria de destaques das edições anteriores. Todo o conteúdo ficará disponível por até 30 dias e, nesse período, será possível rever, quantas vezes quiser, as palestras e painéis do evento. 

Acesse o site do evento: www.ibccrim.org.br/seminario26

Sob o tema “Direito Penal, Autoritarismo e Estado de Direito”, a programação terá a filósofa e educadora Sueli Carneiro na Conferência de Abertura. O evento também terá as palestras internacionais de Adan Nieto, Carmen Vázquez Rojas e Miren Odriozola, diretamente da Espanha, do alemão Christoph Burchard, do chileno Jean Pierre Matus Acuña e do inglês Sacha Darke, além da portuguesa Susana Aires. Entre os painelistas internacionais, há também os argentinos Gabriel-Ignacio Anitua e Roberto Manuel Carlés. 

Entre os(as) convidados(as) nacionais, integram a programação ao vivo nomes como o professor da Facamp Fauzi Hassan Choukr, a juíza aposentada Maria Lucia Karam e do ministro do STJ Néfi Cordeiro. Participam também o professor da UFRJ Nilo Batista, do professor da PUC-SP Pedro Serrano, da professora da UERJ Vera Malaguti e da professora da UFSC Vera Regina Pereira de Andrade, além dos docentes da USP Marta Saad, Pierpaolo Cruz Bottini e Sérgio Salomão Shecaira