Monografia nº 40 - História da Justiça Penal no Brasil: pesquisas e análises

Resumo do Livro

A presente coletânea reúne artigos sobre a história da justiça penal no Brasil que apresentam os resultados de pesquisas empíricas realizadas por historiadores, sociólogos e cientistas políticos. Os artigos compreendem três temáticas: estratégias de controle social e instituições penais; pensamento jurídico; e as relações entre justiça penal e política.

O primeiro conjunto contém, em sua maioria, artigos que tratam da história das instituições e das práticas policiais, e que remetem a questões gerais de formação da cidadania no Brasil do século XIX e à compreensão ampliada das práticas punitivas estatais.

A segunda temática trata do pensamento jurídico-penal, mostrando o processo de acumulação e sucessão de teorias penais e criminológicas no período entre 1920 e 1970.

O terceiro conjunto aborda as relações entre justiça e autoritarismo político, tratando do papel das instituições judiciais na repressão política do regime militar e das difíceis e não resolvidas questões normativas que resultam dos limites impostos ao processo de transição democrática.

Como citar:
KOERNER, Andrei (Org.). História da justiça penal no Brasil: pesquisas e análises. São Paulo: IBCCRIM, 2006. 281p. ISBN 978-85-99216-10-1 (Monografias ; 40)

Esta obra encontra-se à disposição dos associados para consulta na Biblioteca do IBCCRIM

Edições de Monografia