O ciclo de encontros internacionais “Ciclos em Criminologia”, organizado pelo IBCCRIM, convida marcos centrais da criminologia crítica mundial para conversas abertas com o público brasileiro. A iniciativa faz parte das atividades do Grupo de Estudos Avançado (GEA) “Clássicos da Criminologia Crítica no Norte Global” e busca promover um diálogo direto com nomes que marcaram (e seguem marcando) os rumos do pensamento crítico sobre crime, punição e controle social no mundo.
Em cada encontro, o(a) professor(a) fará uma exposição inicial (em inglês, sem tradução simultânea), seguida de espaço para perguntas e debate com os participantes. Acompanhe ao vivo pelo canal do IBCCRIM no YouTube e programe-se abaixo:
1) John Lea – “Realismo de Esquerda: ontem, hoje e amanhã” | 2 de setembro, das 12h às 13h30
Um dos fundadores do “realismo de esquerda”, John Lea revisita as origens da vertente da criminologia crítica que enfrentou os desafios da lei e ordem pela esquerda. A proposta é debater o papel da criminologia frente à violência real que atinge populações vulnerabilizadas e os limites das respostas estatais convencionais. É professor da Goldsmiths, University of London.
2) John Braithwaite – “Macrocriminologia e Liberdade” | 16 de setembro, das 20h às 21h
Reconhecido por sua teoria da justiça restaurativa e por sua vasta contribuição à criminologia global, John Braithwaite apresenta os principais argumentos de sua mais recente obra “Macrocriminology and Freedom”, conectando estruturas de dominação com as formas de promover liberdade por meio da crítica ao crime institucionalizado. É professor da Australian National University.
3) Anthony Platt – “O legado contemporâneo da criminologia radical” | 6 de outubro, das 19h30 às 21h
Figura chave da criminologia radical desde os anos 1960 e autor de clássicos como “The Child Savers”, Anthony Platt discute o legado e os impasses da tradição radical da criminologia nos dias de hoje, refletindo sobre as continuidades (e rupturas) entre crítica social e prática acadêmica. É professor da University of California, Berkeley.
4) Jack Katz – “Além da sedução do Estado” | 21 de outubro, das 12h às 13h30
Jack Katz é a referência fundante da criminologia cultural. Katz propõe uma discussão sobre os limites do olhar estatal na criminologia, a partir de sua abordagem etnográfica da vida cotidiana. Fenomenologia, imediaticidade, experiência, emoção e transgressão são conceitos chaves para autor de “Seduções do Crime” e “How Emotions Work”. É professor da University of California, Los Angeles (UCLA)