O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) trabalha no desenvolvimento e a disseminação das Ciências Criminais por todo país.
Reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação na área de produção científica, o IBCCRIM é fonte indispensável para profissionais, pesquisadores, estudantes e jornalistas que trabalham e acompanham o sistema de justiça criminal.
A Ouvidoria é um órgão independente que tem como missão receber e encaminhar internamente toda e qualquer crítica, reclamação, sugestão ou elogio de associados(as) ou participantes das iniciativas do IBCCRIM sobre atividades executadas por Departamentos, Núcleos e demais instâncias.
(11) 3111-1040
atendimento@ibccrim.org.br
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Segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h30 às 18h30 (horário de Brasília)
ouvidoria@ibccrim.org.br
Dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo IBCCRIM? Confira abaixo uma lista de perguntas e respostas frequentes relacionadas aos produtos e serviços do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
Para se associar ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais é muito simples:
Acesse o link https://www.ibccrim.org.br/associados/inscricao e clique em “Associe-se”, no canto superior direito da página.
Em seguida:
Se você já foi associado(a) e deseja reativar o cadastro, basta clicar em “Entrar como associado” no site e, em seguida, selecionar a opção “Reativar associação”.
As formas de pagamento disponíveis são: mensal, semestral ou anual.
Importante: ao final do período contratado, a associação é renovada automaticamente, salvo se houver solicitação prévia de cancelamento.
Ao se tornar associado(a) do IBCCRIM, você passa a integrar uma rede de profissionais, pesquisadores e estudantes comprometidos com o fortalecimento das ciências criminais e dos direitos humanos no Brasil. Entre os benefícios oferecidos estão:
O IBCCRIM conta com quatro categorias associativas:
Para solicitar o cancelamento da sua associação, envie um e-mail para atendimento@ibccrim.org.br informando:
Atenção: para que não haja cobrança referente ao mês vigente, o pedido de cancelamento deve ser enviado dentro de até 7 dias corridos do início do mês.
Caso você tenha esquecido a senha de acesso da área de associadas(os), é só clicar em “Redefinir senha”. Você receberá uma nova senha no e-mail informado.
Se ainda assim você tiver dificuldade para acessar a área de associados, envie um e-mail para atendimento@ibccrim.org.br para solicitar os novos dados de acesso.
Caso você queira reativar a sua associação, acesse o link https://ibccrim.org.br/associados/login e informe o CPF no campo “Reativar associação”.
Em seguida, clique no botão “Realizar Reativação” e siga as instruções exibidas na tela.
Você também pode fazer login no site clicando em “Entrar como associado” e, depois, selecionar a opção “Reativar associação”.
Você pode atualizar os seus dados cadastrais na Área de Associadas(os). Acesse: https://www.ibccrim.org.br/associados/login, faça o login e clique no ícone “Meu Perfil”. Lembre-se de clicar em “Salvar” após atualizar os dados.
O prazo para receber as informações de acesso da área de associadas(os) é de até 48hs úteis após a compensação do pagamento.
Para cancelar a sua associação é necessário entrar em contato pelo e-mail cancelamento@ibccrim.org.br, pois a associação não é cancelada automaticamente. Havendo mensalidades pendentes no momento do pedido de cancelamento, as mesmas serão cobradas. No futuro, caso deseje reativar a associação, será necessário quitar todos os pagamento pendentes. Em caso de 3 mensalidades em aberto, a associação é cancelada automaticamente, no entanto, se houver pedido de reativação no período de um ano, será necessário quitar os boletos pendentes para reativar o cadastro.
Os boletos são enviados pelo correio para o endereço cadastrado, mas você pode solicitar ao Núcleo de Associadas(os), através do e-mail atendimento@ibccrim.org.br, a 2ª via do boleto digitalizado ou ainda adicionar a cobrança em débito automático.
O recebimento do Boletim IBCCRIM está vinculado ao pagamento em dia da associação. Desta forma, em caso de atraso ou não pagamento, o envio do Boletim IBCCRIM é suspenso. A edição do mês em atraso não será reenviada. Após o pagamento, a(o) associada(o) voltará a receber o Boletim IBCCRIM a partir da edição do mês subsequente.
Você deve solicitar a 2ª via do boleto pelo e-mail atendimento@ibccrim.org.br. Em breve, você poderá fazer a emissão da 2ª via diretamente pela Área de Associada(o).
O primeiro pagamento deve ser feito por boleto, que será gerado no fim do cadastro. O débito automático passa a valer a partir do segundo mês. No entanto, é necessário autorizar a cobrança automática junto ao seu banco, cujo o vencimento padrão é todo dia 15 de cada mês.
Para que não haja cobrança do mês vigente, a solicitação de cancelamento deve ocorrer dentro de 7 dias corridos do mês corrente. Caso a solicitação ocorra em um prazo posterior a essa data, ou a associada(o) tenha pagamentos pendentes, a(o) associada(o) deverá arcar com a contribuição associativa do período em vigência e com os débitos em atraso.
O vencimento padrão do boleto é todo penúltimo dia útil de cada mês, e o vencimento do débito em conta corrente é todo dia 15 de cada mês (exceto sábado, domingo ou feriado).
Os cursos do IBCCRIM não são exclusivos para associadas(os), mas o quadro associativo tem desconto no valor de cursos e eventos promovidos pelo Instituto. Para não associados é aplicado os valores da tabela cheia.
Sim, todos os cursos e eventos promovidos pelo IBCCRIM que demandam inscrições prévias são certificados.
Não é necessário ser associada(o) para se matricular em um curso promovido pelo IBCCRIM, no entanto, associadas(os) têm desconto no valor da inscrição.
Para se inscrever em um curso promovido pelo IBCCRIM, basta acessar o site do Instituto: https://www.ibccrim.org.br/cursos-e-eventos, clicar no curso de sua preferência e selecionar a categoria de inscrição.
Escolher o curso ou evento, encaminhar e-mail ao atendimento@ibccrim.org.br. Após ler o edital, caso se encaixe nos critérios dispostos, siga realizando o preenchimento do questionário socioeconômico. O Departamento de Acessibilidade terá o período de 20 dias para entrar em contato informando os próximos passos.
Após realizar a matrícula e efetivar o pagamento em um curso de seu interesse pelo site do IBCCRIM, você receberá um e-mail automático da plataforma EAD IBCCRIM (https://ibccrim.eadplataforma.app) com o login e senha, você deverá acessar e completar o seu cadastro.
Para cursos de curta duração e 100% EAD, você poderá emitir o certificado direto pela Plataforma EAD IBCCRIM (https://ibccrim.eadplataforma.app/) após concluir todas as aulas e atividades extras. Para laboratórios, grupos de estudos e cursos vinculados à Universidade de Coimbra o certificado é atrelado aos critérios disponibilizados no edital que regem os cursos.
Para submeter artigos e monografias (dissertações de mestrado ou teses de doutorado) ao processo de avaliação e publicação do IBCCRIM, não é necessário ser associado(a). Basta que os trabalhos estejam de acordo com as normas de publicação e que observem os eventuais prazos dos certames. Para mais informações sobre as normas de publicação, bem como para o cadastro de artigos nos processos de avaliação, acesse o nosso site: https://www.ibccrim.org.br/publicacoes
Sim, a Biblioteca do IBCCRIM é um benefício exclusivo das(os) associadas(os).
O acesso e consulta ao acervo digitalizado da Biblioteca do IBCCRIM deve ser feito pelo Sistema SophiA. Para acessá-lo clique aqui: http://ibccrim.dyndns.info:5180/biblioteca/.
Você pode solicitar cópias de trechos de livros e documentos disponíveis na Biblioteca do IBCCRIM presencialmente ou a distância, pelo Sistema SophiA, mas não é permitido copiar o conteúdo na íntegra. Lembramos que o fornecimento de cópias reprográficas está sujeito à legislação vigente de direitos do autor e restringe-se a pequenos trechos (equivalentes a 15% do conteúdo), conforme procedimento de autorização da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos e sempre se subordina à prévia declaração de que as cópias serão utilizadas para uso pessoal e sem intuito de lucro.
Sim, a Biblioteca do IBCCRIM é um benefício exclusivo das(os) associadas(os).
O acesso e consulta ao acervo digitalizado da Biblioteca do IBCCRIM deve ser feito pelo Sistema Sophia. Para acessá-lo clique aqui: https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/4365/Login/Login
Os artigos ou capítulos solicitados serão entregues sempre digitalmente obedecendo o prazo padrão de até 05 (cinco) dias úteis.
Para solicitações realizadas pelo Sistema Sophia, o prazo também é de até 05 (cinco) dias.
Os associados que forem presencialmente ao Instituto poderão tirar fotos de conteúdo.
Sim, os associados podem solicitar cópias de artigos ou capítulos de livros pelo e-mail biblioteca@ibccrim.org.br.
Ao se associar ao IBCCRIM, você apoia a difusão das Ciências Criminais, fortalece a defesa dos direitos humanos e tem acesso a uma ampla rede de conteúdo técnico, eventos, publicações e oportunidades acadêmicas. Associe-se e participe ativamente da transformação do sistema de justiça criminal no Brasil.