É com grande satisfação que o IBCCRIM, em conjunto com a Editora Revista dos Tribunais, comunica a nova classificação da Revista Brasileira de Ciências Criminais – RBCCRIM, no Sistema CAPES/QUALIS.
Conforme carta entregue pela Editora ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, o conceito do periódico RBCCRIM sofreu considerável aprimoramento no ano de 2011, de B3 para A2, atingindo assim o nível de excelência.
Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Este processo foi concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação, e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção. (*)
A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. (*)
A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C – com peso zero. (*)
Conforme carta assinada pelo presidente da Editora, Antonio Belinello, “(…) desde o último ano a RT vem introduzindo várias mudanças em seus periódicos. Tanto na aparência quanto em seu conteúdo, as reformulações buscaram a excelência no mercado. (…) Neste escopo, entre agosto e setembro a Comissão de Avaliação da Capes reclassificou todos os periódicos no Sistema Qualis , sendo as notas finais divulgadas no último dia 23 de novembro. (…) Ao que diz respeito aos resultados, podemos dizer que nossos periódicos estão hoje no topo do Sistema Qualis . Estamos ainda processando as informações, mas já é possível dizer que nossas revistas estão entre as melhores do país. (…)”
O IBCCRIM continua com a tarefa da melhoria da classificação da RBCCRIM, contando com a parceria da Editora Revista dos Tribunais, a fim de que consigamos manter o padrão de excelência já alcançado.
Agradecemos a todos aqueles que de alguma maneira colaboraram para que esse resultado fosse alcançado, e esperamos contar com todos para o próximo ano.
(*) Informações obtidas em www.capes.gov.br/avaliacoes/qualis