Sobre a Mesa de Estudos e Debates
Crime Organizado na Economia Formal
O crime organizado no Brasil deixou de atuar apenas à margem da economia. Investigações e dados de instituições de pesquisa e do setor produtivo indicam sua inserção estruturada em setores formais, com impactos relevantes sobre a arrecadação pública, a concorrência e o funcionamento dos mercados.
Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que quase metade do mercado nacional de cigarros é composta por produtos ilegais, por exemplo, enquanto estudos da Confederação Nacional da Indústria identificam a presença de organizações criminosas em ao menos 16 setores econômicos, com movimentações financeiras que alcançam centenas de bilhões de reais por ano.
Nesta Mesa de Estudos e Debates, o IBCCRIM propõe uma análise crítica e interdisciplinar sobre a presença do crime organizado na economia formal, discutindo seus impactos sobre a economia, as instituições públicas e o sistema de justiça criminal.
O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, sem necessidade de inscrição para quem acompanhar online. A inscrição prévia é exigida exclusivamente para o público presencial, em razão da limitação de vagas.
Local e Data
Data
5 de fevereiro de 2026
9h30
Local
Auditório do IBCCRIM
Rua Onze de Agosto, 52
Sé - São Paulo - SP
Transmissão
Ao Vivo pelo Youtube
Cronograma
Mesa de Estudos e Debates
Crime Organizado na Economia Formal
Presencial | Inscrição prévia necessária
Transmissão pelo YouTube | Sem necessidade de inscrição
9h30
Palestrantes
Ana Luiza Bandeira
Bruno Paes Manso
Silvio Cascione
Palestrantes
Ana Luiza Bandeira
Advogada, graduada em Direito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo em 2014, mestre em Antropologia Social do Departamento de Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS - USP). Foi pesquisadora do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e da Rede Justiça Criminal. Foi vinculada ao Núcleo de Antropologia do Direito da USP (Nadir), do Núcleo de Estudos do Crime da Pena da FGV-SP e Secretária-Executiva da Plataforma Memória Massacre Carandiru. Coordenou o Innocence Project Brasil, organização dedicada a reverter condenações de pessoas inocentes. Foi assessora em audiência de custódia do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). É autora do livro "Audiência de custódia: percepções morais sobre violência policial e quem é vítima", publicado em 2020 pela Editora Letramento. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Lia Zanotta Machado em Direitos Humanos da ANPOCS, em 2022.Atualmente trabalha como Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil.
Bruno Paes Manso
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012), com mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003).Graduado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1993) e em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1996). Atualmente realiza pesquisa de Pós Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da USP sobre homicídios, confiança institucional e legitimidade. É pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP). Foi visiting fellow no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge (2016). Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia.
Silvio Cascione
Chefe da Eurasia Group no Brasil, com mais de quinze anos de experiência em análise e reportagem sobre temas políticos e econômicos. Antes de se juntar à Eurasia em 2017, foi correspondente para a Reuters News em Brasília. Escreve semanalmente para o jornal O Estado de S. Paulo, como colunista. Referência como um dos principais analistas de risco político do país, Silvio apresenta as visões da Eurasia para os principais players do mercado financeiro e para círculos empresariais que buscam compreender os riscos e identificar oportunidades no Brasil e na América Latina. Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Ele também possui especialização em Economia e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – SP e é graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo.
Associe-se ao IBCCRIM
Ao se associar ao IBCCRIM, você apoia a difusão das Ciências Criminais, fortalece a defesa dos direitos humanos e tem acesso a uma ampla rede de conteúdo técnico, eventos, publicações e oportunidades acadêmicas. Associe-se e participe ativamente da transformação do sistema de justiça criminal no Brasil.