A Conferência Regional Sul é uma parceria entre os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, representando um ponto de encontro essencial para profissionais do Direito, estudantes e pesquisadores.
O evento retorna em 2025 para Florianópolis, onde ocorreu a primeira edição no ano de 2022. Na III Conferência Regional Sul do IBCCRIM, em Porto Alegre, foram mais de 100 inscritos que tiveram a oportunidade de ouvir nomes como Aury Lopes Júnior, Helena Lobo da Costa, Jacinto Miranda Coutinho, Ricardo Gloeckner e outros oito palestrantes, abordando temas como Direito Penal e desastres ambientais, Juiz das Garantias, tecnologias e ferramentas de monitoramento da persecução penal e discursos sobre o crime na arte.
Nessa edição e seguindo a nossa tradição, trataremos de temas relevantes e atuais, como Crimes Contra o Estado Democrático de Direito e o julgamento dos acontecimentos de 08 de janeiro, Tribunal do Júri, o projeto “Pena Justa” e a Resolução do Tribunal de Justiça Catarinense que instituiu a figura do “Juiz Sem Rosto”. Para fechar com chave de ouro, teremos um painel sobre criptoativos, bets e lavagem de capitais.
Para tanto, contaremos com grandes nomes das ciências criminais, conforme programação disposta abaixo.
Interessados em apresentar suas pesquisas durante a Conferência Regional Sul do IBCCRIM poderão realizar a submissão até o dia 31 de outubro de 2025, por meio do preenchimento do formulário disponível no link: forms.gle
Após o preenchimento, os resumos devem ser enviados diretamente para o e-mail da coordenação: coordenacaosc@ibccrim.org.br.
A divulgação dos resumos selecionados será feita até o dia 3 de novembro de 2025, por meio dos perfis oficiais das Coordenadorias Sul do IBCCRIM no Instagram: @ibccrim.rs, @ibccrim.sc e @ibccrim.pr .
Auditório da Faculdade CESUSC, SC-401, N.º 9301, Bairro Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis - SC
06 e 07 de novembro de 2025
(11) 94327-8374
O pagamento pode ser efetuado via cartão ou boleto bancário
Profissionais do Direito, Estudantes de graduação e pós-graduação, Pesquisadores e acadêmicos das ciências criminais.
Interessados em apresentar trabalhos nos Grupos de Trabalho (GTs) devem: Preencher o formulário até 17 de outubro de 2025: forms.gle Enviar o trabalho para o e-mail da coordenação: coordenacaosc@ibccrim.org.br
A lista de trabalhos selecionados será publicada até 24 de outubro de 2025, nos perfis oficiais das Coordenadorias Sul do IBCCRIM no Instagram: • @ibccrim.rs • @ibccrim.sc • @ibccrim.pr
A IV Conferência Regional Sul do IBCCRIM acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro de 2025, na cidade de Florianópolis (SC) — mesma sede da primeira edição em 2022.
Ao se associar ao IBCCRIM, você apoia a difusão das Ciências Criminais, fortalece a defesa dos direitos humanos e tem acesso a uma ampla rede de conteúdo técnico, eventos, publicações e oportunidades acadêmicas. Associe-se e participe ativamente da transformação do sistema de justiça criminal no Brasil.