As inscrições para a próxima edição abrem no início de 2026. Fique ligado(a) nas redes sociais do IBCCRIM.
Com mais de 25 anos de história, o Laboratório de Ciências Criminais (LAB) do IBCCRIM é um dos programas de iniciação científica mais tradicionais do país. Voltado a estudantes de graduação em Direito e demais áreas das Ciências Humanas, o LAB é uma porta de entrada para a pesquisa crítica em Ciências Criminais.
Mais do que um espaço de aulas, o LAB é um ambiente de formação, debate e troca de experiências. Nele, estudantes de todo o Brasil têm a oportunidade de dar os primeiros passos na vida acadêmica, desenvolver um olhar crítico sobre o sistema de justiça criminal e integrar uma rede nacional de futuros profissionais e pesquisadores.
No LAB, você terá contato com professores(as) convidados(as) e especialistas que apresentam diferentes perspectivas sobre Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Execução Penal e Política Criminal.
o formato permite interação em tempo real, garantindo espaço para perguntas, debates e construção coletiva do conhecimento.
Um programa nacional de excelência, que há décadas forma novas gerações de pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com uma visão crítica do sistema de justiça.
É uma experiência de formação acadêmica voltada essencialmente à iniciação científica no âmbito das Ciências Criminais de forma crítica e propositiva para fomentar o desenvolvimento de pesquisas temáticas com intuito de aprimorar o amadurecimento intelectual, acadêmico e crítico dos(as) estudantes e integrando os(as) estudantes da graduação vinculados(as)a diversas instituições de ensino superior devidamente reconhecidas pelo MEC.
Atividades serão divididas por 6 módulos: Criminologia, Direito Penal, Política Criminal, Processo Penal, Execução Penal e Metodologia Científica. Além disso, os(as) estudantes têm a oportunidade de escrever um artigo científico supervisionado por um(a) orientador(a) credenciado(a) junto ao Lab.
O aluno(a) fará a indicação da área de sua pesquisa via preenchimento de formulário, a partir disso será designado um(a) orientador(a) que supervisionará o artigo.
Se já possuir alguém para orientar deverá indicar o nome do(a) respectivo(a) orientador(a) e efetuar o cadastro junto a equipe de Orientadores do Lab.
O artigo produzido também poderá ser submetido ao Boletim do IBCCRIM que, sendo aprovado pelo Comitê Editorial, poderá ser publicado.
Estudantes das mais diversas áreas de graduação, tais como Direito, História, Psicologia, Filosofia e Jornalismo e que estejam cursando, no mínimo, o 3º semestre, e até, no máximo, no 9º semestre no momento da inscrição.
A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site do IBCCRIM (https://ibccrim.org.br/) através do Formulário de Inscrição https://ibccrim.org.br/checkout/index/199
O Formulário de Inscrição estará disponível no período de 13/01/25 a 24/02/25.
Sim, você poderá concorrer a vaga na turma do Lab, pois não há necessidade de o(a) interessado(a) estar associado(a) ao IBCCRIM para participar do processo seletivo.
Associado(a) ou não ao IBCCRIM deverá efetuar o pagamento da importância referente à inscrição para participação deste processo seletivo, por boleto ou no cartão de crédito, no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
Confira abaixo os valores dos planos:
Sim, o(a) interessado(a) deve sinalizar no Formulário de Inscrição o interesse de participar da Política de Isenção da Associativa por intermédio do Formulário de Inscrição.
As hipóteses de vulnerabilidade econômica para pleitear a referida isenção estão disponíveis no Edital Nacional Unificado.
Acesso: https://www.ibccrim.org.br/media/posts/arquivos/arquivo-11-02-2022-15-41-34-145027.pdf
A coordenação local do Lab de cada ente federativo será responsável pela seleção dos estudantes para a formação da turma do seu respectivo Lab.
Será obrigatório para a coordenação local avaliar as informações preenchidas no Formulário de Inscrição, análise curricular.
A entrevista, conforme previsão no Edital, será facultativa, cabendo à coordenação local avaliar a necessidade de realizar ou não. Caso a coordenação local opte pela realização da entrevista, esta será feita de forma on-line e o(a) estudante será contatado(a) pelos contatos indicados no Formulário de Inscrição.
Não há nenhum impeditivo, desde que esteja cursando a graduação, a coordenação local avaliará a sua inscrição normalmente durante o processo seletivo.
Sim, todos os(as) alunos(as) aprovados no processo seletivo devem associar-se até o dia 17 de março de 2025 e manter-se associado(a) ativo(a) ao IBCCRIM até março de 2026. O aluno(a) poderá associar-se na categoria “Estudante” selecionando o pagamento mensal, semestral ou anual.
O resultado será divulgado no site do IBCCRIM no dia 07 de março de 2025.
Do dia 07 a 17 de março de 2025
A aula inaugural marcará o início oficial das atividades no dia 10 de março de 2025.
Os encontros serão realizados na modalidade online (ao vivo) com duração de 1h e 30min. Cada Estado possui seu dia e horário local de realização.
Confira o anexo do edital com a informação de seu respectivo Estado.
A participação será ao vivo. Os(as) alunos(as) receberão acesso a uma plataforma digital e deverão manter a câmera ligada ao longo de todo o encontro para fins de computar presença, ressalvada casos excepcionais a serem autorizadas pela respectiva coordenação local.
Sim, a elaboração é realizada individualmente com o acompanhamento de um orientador(a) credenciado(a) junto ao IBCCRIM.
Sim. 120 (cento e vinte) horas complementares, no caso de concluir todos os módulos, entregar o pré-projeto e o artigo científico final e obter a aprovação.
60 (sessenta) horas complementares, no caso de concluir apenas todos os módulos.
Ao se associar ao IBCCRIM, você apoia a difusão das Ciências Criminais, fortalece a defesa dos direitos humanos e tem acesso a uma ampla rede de conteúdo técnico, eventos, publicações e oportunidades acadêmicas. Associe-se e participe ativamente da transformação do sistema de justiça criminal no Brasil.