O IBCCRIM promove entre os dias 27 e 30 de agosto o 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais, o maior encontro da área na América Latina. Com o tema “As Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos”, o evento será realizado no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, reunindo pesquisadoras, pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e de diversos países.
Voltado para o público jurídico, incluindo estudantes, o Seminário aborda questões atuais das ciências criminais de forma multidisciplinar, com conferências e painéis conduzidos por renomados especialistas. Associadas e associados ao IBCCRIM contam com descontos especiais para inscrição.
Clique aqui para inscrições
Sintonizado com desafios contemporâneos, o 25º Seminário abordará temas inovadores, como criptomoedas, fake news e pornografia de vingança. A proposta é analisar violações aos valores democráticos no Brasil, incluindo endurecimento penal e políticas criminais voltadas à lógica bélica. O objetivo é discutir alternativas que protejam garantias fundamentais, como presunção de inocência, direito de defesa e liberdade de expressão.
O evento terá programação multidisciplinar, voltada à construção de respostas sistêmicas, incluindo implementação de direitos sociais, competências federativas e reorganização estrutural dos órgãos de segurança pública, do sistema prisional e do sistema de justiça criminal.
Além das mesas divididas nos períodos da manhã e da tarde, o Seminário contará com atividades abertas, como lançamentos de livros organizados pela Editora Tirant lo Blanch, patrocínio-master do evento.
A atual gestão do IBCCRIM definiu três eixos de atuação prioritários para os próximos dois anos: enfrentamento ao genocídio da população negra, defesa das liberdades democráticas e democratização do sistema de justiça. Esses temas permearão o Seminário, que celebra 25 anos de tradição no âmbito jurídico. Outros três campos que compõem o evento são: Crime e Sociedade, Direito Penal e Processo Penal e Direito Penal Econômico e Compliance.