No próximo dia 2 de outubro, o IBCCRIM promove o debate “Quanto vale um erro judiciário? Reflexões urgentes no Dia Internacional de Mobilização contra as Condenações Injustas”, um evento online e gratuito transmitido pelo YouTube. O evento é uma realização do GT Condenações Injustas do Instituto.
A atividade propõe uma reflexão crítica sobre os impactos humanos, sociais e institucionais das condenações injustas, tema que mobiliza especialistas e instituições em todo o mundo. A data escolhida marca o Dia Internacional de Mobilização contra as Condenações Injustas.
Participam do debate:
- Marcel Ferreira dos Santos – Doutor e Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá. Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR).
- Gustavo Noronha de Ávila – Doutor e Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Consultor do Innocence Project Brasil e integrante do GT “Condenações Injustas” do IBCCRIM.
- Maysa Carvalhal dos Reis Novais – Advogada criminalista. Mestra em Direito pela UFRJ. Advogada no Instituto Liberdade e Emancipação (RJ).
- Fernando Braga – Desembargador Federal do TRF da 5ª Região. Doutor em Direito pela UFPE e Mestre em Direito pela UFC. Professor do Mestrado da ENFAM.
Mediação
- Fernanda Prates – Advogada. Doutora em Criminologia pela Universidade de Montreal. Pós-doutora em Direito pela FGV Direito Rio. Professora da Graduação da FGV Direito Rio e Coordenadora do Grupo de Trabalho “Condenações Injustas”, do IBCCRIM.
Participação do GT Condenações Injustas do IBCCRIM, integrado por: Rafaela Garcez, Bruno Viana, Rafael Soares, Priscilla Emanuelle, Carol Previato e Alessandra Prado.