Conheça o Laboratório de Ciências Criminais 2024
Quando falamos em Ciências Criminais, tratamos de um assunto de vital importância para a sociedade, que merece estar permanentemente no debate público para deixar de lado lugares-comuns, como o punitivismo.
De forma simples, podemos dizer que as Ciências Criminais compreendem a Criminologia, o Direito Penal/Processual Penal e a Política Criminal, cuja interligação também precisa levar em conta aspectos políticos e culturais de uma sociedade para compreender como se aplicam na prática.
Quando estudadas sob uma perspectiva social e de valorização dos direitos fundamentais, a relação entre Ciências Criminais e o campo jurídico demonstra a necessidade de compreender como é ilusório acreditar que apenas a exigência de mais punições de maneira acrítica não é capaz de resolver a violência em seus diversos aspectos.
Da mesma forma, profissionais do Direito não podem se resumir a exigir a aplicação das leis: é preciso debatê-las, compreendê-las e interpretá-las de forma profunda. Nesse sentido, o Laboratório de Ciências Criminais do IBCCRIM é uma oportunidade única para estudantes de todos os estados brasileiros.
O LAB é uma experiência enriquecedora de amadurecimento intelectual e acadêmico, com 1 ano de troca de experiências com professores(as) renomados(as) e especialistas nas Ciências Criminais em todos os seus aspectos.
Como funciona o LAB?
O Laboratório de Ciências Criminais é voltado a estudantes de graduação de todo o país. Nele, o amadurecimento intelectual acadêmico e crítico é incentivado com a troca de experiências por meio de um debate plural em encontros científicos que levam em consideração as realidades regionais.
São diálogos, análises, debates e reflexões sobre temas relevantes das Ciências Criminais com especialistas na área. A formação tem duração de 1 ano, no qual é possível acompanhar o crescimento intelectual de cada participante, permitindo assim o progresso da sociedade nos assuntos relacionados ao LAB.
E o LAB não funciona apenas como uma ferramenta para enriquecer o seu currículo. Sua imersão na iniciação científica aumenta as chances de acesso futuro a programas de pós-graduação, especialmente em programas de Mestrado e Doutorado, pois promove o desenvolvimento do pensamento analítico dos estudantes e forma cidadãos críticos, que tomam decisões políticas de forma ativa e ciente de seus direitos.
Afinal, é apenas com o avanço do conhecimento científico e tecnológico que proporcionamos descobertas significativas e soluções para problemas complexos do dia a dia, mesmo quando envolvem temas complexos como as Ciências Criminais.
Como funciona o LAB?
O Laboratório de Ciências Criminais tem duração de 1 ano e é voltado a estudantes do 2º ao 9º semestre da graduação em diversas áreas, tais como Direito, História, Psicologia, Filosofia, Jornalismo e áreas correlatas.
Na edição 2024, o LAB terá duração de março de 2024 a março de 2025, já incluído o tempo de preparação para o artigo científico. Para realizar sua inscrição, os(as) interessados(as) devem fazer sua inscrição no site do IBCCRIM até 19 de fevereiro.
No site do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, também é possível conferir o edital completo do LAB 2024, bem como solicitar o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Laboratório, além da possibilidade de requerer isenção da associação do IBCCRIM.
E quem é o IBCCRIM?
Pouco tempo depois do Massacre do Carandiru, em 1992, o IBCCRIM foi fundado e desde então contribui para o desenvolvimento e a disseminação das Ciências Criminais em todo o país. Sua atuação promove diálogos entre academia, poder público e sociedade civil.
Nessas mais de três décadas de atividades, o IBCCRIM ganhou reconhecimento nacional e internacional, especialmente por conta de sua produção científica. O calendário do Instituto inclui a realização de cursos, eventos, debates e iniciativas de extensão universitária e iniciação científica.
Elaboramos publicações, notas técnicas e pareceres sobre projetos de lei e ações judiciais de grande repercussão. Dessa forma, criamos material que serve como referência para pesquisadores, profissionais, jornalistas e estudantes, bem como a sociedade civil como um todo.