Ir para o conteúdo
  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos
  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos
  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos
  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos
Associe-se
Login

IBCCRIM divulga nota técnica sobre Projeto de Lei 3.492/2019 e alterações no Código Penal

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) divulgou nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, uma nota técnica sobre a aprovação do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 3.492/2019 pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ). 

O texto elaborado pelo Departamento de Estudos e Projetos Legislativos do IBCCRIM disserta sobre a constitucionalidade e juridicidade da proposta, de modo a contribuir no aperfeiçoamento dos debates legislativos em curso no Parlamento brasileiro, através de uma análise técnico-jurídica.

Na nota você confere todos os pontos de destaque. [Link]

O Substitutivo apresentado ao Projeto de Lei nº 3.492/2019 foi aprovado, mas manteve a proposta de alteração do art. 75 do Código Penal, em que autoriza o cumprimento das penas privativas de liberdade até o limite de 50 anos.

Antonio Pedro Melchior, chefe do Departamento de Estudos e projetos Legislativos do IBCCRIM, ressalta o interesse do Instituto em aprofundar o debate em torno da racionalidade legislativa em matéria criminal no país. “O Projeto de Lei nº 3.492/19 é um exemplo de proposta desassociada da realidade brasileira. Ao mesmo tempo em que desconsidera o esgotamento do sistema carcerário, apostando na neutralização perpétua de pessoas condenadas, negligencia, em absoluto, a ausência de fontes de custeios, os impactos sociais e financeiros do aumento de vagas em presídios. O projeto, na concepção do IBCCRIM, é inconstitucional, inconveniente e atentatório às diretrizes que asseguram a responsabilidade financeira e fiscal do Estado brasileiro.”

Em nota o IBCCRIM se posiciona contrariamente ao Projeto de Lei nº 3.492/19. “Sem que tenha a lealdade institucional de propor expressamente a prisão perpétua no Brasil, o Projeto de Lei nº 3.492/19, de qualquer forma, institui uma pena cruel e de caráter perpétuo que, no caso dos presídios brasileiros, implica em assumir o risco de que se converta em efetiva pena de morte”, afirma a nota.

Leia a íntegra da nota técnica: [Link]

Mais notícias
  • Ciclo de Debates discute segurança pública e controle judicial das polícias

  • Seminário discute o Plano Pena Justa sob diferentes perspectivas no Espírito Santo

  • 33 anos do Massacre do Carandiru

  • IBCCRIM e Universidade de Coimbra lançam a 6ª edição do Curso Internacional de Processo Penal

  • Boletim Especial: cinco anos da Lei Anticrime

Seja associado(a)
Benefícios do associado:
  • Desconto em cursos/eventos
  • Biblioteca física e digital
  • Boletins e monografias
  • Desconto na revista RBCCRIM
  • Laboratório e Grupos de Estudos
Associe-se

13/01: IBCCRIM abre inscrições para Grupos de Estudos Avançados

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) abre no dia 13 de janeiro as inscrições para os Grupos de Estudos

IBCCRIM lança edital unificado de bolsas para cursos e 26º Seminário Internacional

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) lança pela primeira vez um edital unificado de bolsas de estudos para os

Curso DPE – Crimes em espécie: inscrições seguem abertas na modalidade EAD

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) promove em março a segunda edição do Curso Direito Penal Econômico: Crimes em

Associe-se ao IBCCRIM

Ao se associar ao IBCCRIM, você apoia a difusão das Ciências Criminais, fortalece a defesa dos direitos humanos e tem acesso a uma ampla rede de conteúdo técnico, eventos, publicações e oportunidades acadêmicas. Associe-se e participe ativamente da transformação do sistema de justiça criminal no Brasil.

Faça parte e seja Associado(a)

Navegue

  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos
  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos

Canais de atendimento

  • Telefone para contato: (11) 3111-1040
  • E-mail: atendimento@ibccrim.org.br
  • WhatsApp: +55 11 94327-8374

Redes

Linkedin Instagram Facebook Youtube

Nosso Endereço

  • Rua Onze de Agosto, 52 - 2° andar
Centro - São Paulo - SP - 01018-010

Inscreva-se em nossa Newsletter

@2025 IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – Todos os direitos reservados