Ir para o conteúdo
  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos
  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos
  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos
  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos
Associe-se
Login

IBCCRIM lança nota técnica sobre ADIs n.º 5.032 e 5.901

No último dia 19, cumprindo sua missão estatutária de estimular o debate público sobre os problemas da violência e da criminalidade, bem como das intervenções públicas necessárias à garantia da segurança dos cidadãos no exercício de seus direitos fundamentais, o IBCCRIM apresentou pareceres nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) n.º 5.032 e 5.901, ambas em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF).

A ADI 5.032 trata do §7º, do art. 15, da Lei Complementar (LC) 97/1999, que fixou a competência da Justiça Militar da União (JMU) para processar e julgar crimes ocorridos durante o emprego das Forças Armadas (FA) em atividades de segurança pública.

A ADI 5.901, por sua vez, trata da Lei 13.491/2017, que retirou do Júri Popular e transferiu para a JMU a competência para julgar crimes dolosos contra a vida cometidos por militares das FA contra civis nas situações de: (i) cumprimento de atribuições do Presidente da República ou do Ministro de Estado de Defesa; (ii) segurança de instituição militar ou de missão militar, ou atividade militar de operação de paz; (iii) de garantia da lei e da ordem ou (iv) atribuição subsidiária. 

A posição do IBCCRIM em ambas as situações foi um veemente não à possibilidade de a JMU processar e julgar crimes ocorridos nas hipóteses fixadas pela LC 97/1999 e Lei 13.491/2017.

Confira a nota na íntegra: Atuação do IBCCRIM nas ADI´s 5.032 E 5.901

Mais notícias
  • Ciclo de Debates discute segurança pública e controle judicial das polícias

  • Seminário discute o Plano Pena Justa sob diferentes perspectivas no Espírito Santo

  • 33 anos do Massacre do Carandiru

  • IBCCRIM e Universidade de Coimbra lançam a 6ª edição do Curso Internacional de Processo Penal

  • Boletim Especial: cinco anos da Lei Anticrime

Seja associado(a)
Benefícios do associado:
  • Desconto em cursos/eventos
  • Biblioteca física e digital
  • Boletins e monografias
  • Desconto na revista RBCCRIM
  • Laboratório e Grupos de Estudos
Associe-se

13/01: IBCCRIM abre inscrições para Grupos de Estudos Avançados

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) abre no dia 13 de janeiro as inscrições para os Grupos de Estudos

IBCCRIM lança edital unificado de bolsas para cursos e 26º Seminário Internacional

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) lança pela primeira vez um edital unificado de bolsas de estudos para os

Curso DPE – Crimes em espécie: inscrições seguem abertas na modalidade EAD

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) promove em março a segunda edição do Curso Direito Penal Econômico: Crimes em

Associe-se ao IBCCRIM

Ao se associar ao IBCCRIM, você apoia a difusão das Ciências Criminais, fortalece a defesa dos direitos humanos e tem acesso a uma ampla rede de conteúdo técnico, eventos, publicações e oportunidades acadêmicas. Associe-se e participe ativamente da transformação do sistema de justiça criminal no Brasil.

Faça parte e seja Associado(a)

Navegue

  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos
  • O IBCCRIM
  • Seminário Internacional
  • Educação e Eventos
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Notícias
  • Contatos

Canais de atendimento

  • Telefone para contato: (11) 3111-1040
  • E-mail: atendimento@ibccrim.org.br
  • WhatsApp: +55 11 94327-8374

Redes

Linkedin Instagram Facebook Youtube

Nosso Endereço

  • Rua Onze de Agosto, 52 - 2° andar
Centro - São Paulo - SP - 01018-010

Inscreva-se em nossa Newsletter

@2025 IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – Todos os direitos reservados