O Boletim IBCCRIM é uma publicação de periodicidade mensal, gratuita, de conteúdo aberto, em circulação desde 1993, que apresenta trabalhos sobre temas atuais de Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia e Direitos Humanos, bem como traz uma coletânea de jurisprudências comentadas dos tribunais pátrios concernentes às ciências criminais. Além de contar com a participação de diversos pesquisadores(as) de renome, o Boletim IBCCRIM adota o sistema de avaliação cega por pares e se diferencia das demais publicações acadêmicas por seu formato de Boletim, que possibilita trazer ao leitor o conteúdo científico de forma mais concisa e dinâmica.
As Monografias do IBCCRIM reúnem, desde 1997, pesquisas inéditas de destaque nas Ciências Criminais — selecionadas em concurso anual — que aprofundam temas de Direito Penal e Processual Penal, Criminologia e Direitos Humanos, além de agendas como políticas criminais, segurança pública, justiça restaurativa, novas tecnologias no processo penal e proteção de minorias. As obras vencedoras são publicadas pelo IBCCRIM em formatos impresso e digital, compondo um acervo de referência para a comunidade jurídica e acadêmica e ampliando o acesso a conhecimento crítico e rigoroso.
A Revista Brasileira de Ciências Criminais visa à publicação de trabalhos científicos relacionados às ciências criminais, integrada pelas áreas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Criminologia. O periódico igualmente publica trabalhos interdisciplinares nas áreas das ciências humanas e ciências sociais, desde que apresentem contribuições que dialoguem com os temas e os problemas das ciências criminais. Com o objetivo de abranger o escopo editorial, o periódico é dividido nas seguintes seções principais: (a) Direito Penal; (b) Processo Penal; e (c) Criminologia.
O IBCCRIM convida pesquisadoras e pesquisadores negros e indígenas a submeterem suas dissertações e teses para o Repositório Digital de Ciências Criminais, iniciativa dedicada à valorização de produções acadêmicas críticas e plurais nas áreas de Criminologia, Direito Penal e Processo Penal. A chamada busca ampliar o acesso, a visibilidade e a preservação de pesquisas de autoras e autores historicamente sub-representados, fortalecendo um acervo que subsidia a promoção dos direitos humanos.
Podem participar autoras e autores negros(as) ou indígenas que tenham defendido dissertações de mestrado ou teses de doutorado em programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES, em temas relacionados às Ciências Criminais. O trabalho deve estar em formato PDF, autorizado para publicação em acesso aberto. Em caso de dúvidas, escreva para repositorio@ibccrim.org.br