No dia 5 de fevereiro, quinta-feira, às 9h30, o IBCCRIM realiza a Mesa de Estudos e Debates Crime Organizado na Economia Formal, em sua sede, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O crime organizado no Brasil deixou de atuar apenas à margem da economia. Investigações e dados produzidos por instituições de pesquisa e por entidades do setor produtivo indicam sua inserção estruturada em setores formais, com impactos relevantes sobre a arrecadação pública, a concorrência e o funcionamento dos mercados.
Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que quase metade do mercado nacional de cigarros é composta por produtos ilegais. Estudos da Confederação Nacional da Indústria também identificam a presença de organizações criminosas em ao menos 16 setores econômicos, com movimentações financeiras que alcançam centenas de bilhões de reais por ano.
Diante desse cenário, o IBCCRIM propõe uma análise crítica e interdisciplinar sobre a presença do crime organizado na economia formal, discutindo seus impactos sobre a economia, as instituições públicas e o sistema de justiça criminal.
Debatedores(as)
A mesa contará com a participação de Ana Luiza Bandeira, advogada e mestre em Antropologia Social pela USP, com trajetória marcada pela atuação em pesquisa empírica, direitos humanos e política criminal; Bruno Paes Manso, doutor em Ciência Política, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP e referência nos estudos sobre violência e criminalidade organizada; e Silvio Cascione, chefe da Eurasia Group no Brasil e um dos principais analistas de risco político do país.
Data: 5 de fevereiro de 2026
Horário: 9h30
Local (presencial):
Auditório do IBCCRIM
Rua Onze de Agosto, 52 — Sé
São Paulo – SP
Transmissão: ao vivo pelo YouTube
A participação online é gratuita e não exige inscrição prévia.
A inscrição é obrigatória apenas para o público presencial, em razão da limitação de vagas.
Inscreva-se aqui