Delação premiada e audiência de custódia foram os temas mais pesquisados
Um relatório formulado pela Biblioteca do IBCCRIM, divulgado no dia 13 de abril, apresentou os dados de frequência presencial e à distância do serviço. De acordo com o inventário em curso, a Biblioteca conta com mais de 65 mil títulos — o maior acervo de Ciências Criminais da América Latina.
Por não trabalhar com empréstimo de volumes, a Biblioteca tem buscado aprimorar seu atendimento presencial, localizado no 5º andar da sede do IBCCRIM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h45. A média de visitas semanais é de 15, sendo 60% desse público composto por associados(as) ao Instituto, que contabilizaram um total de 405 consultas a materiais em 2017 — uma média de 23 títulos consultados fisicamente por semana.
O IBCCRIM também tem atualizado e investido em um moderno software de gestão do acervo, no qual já é possível consultar e ler online todos os periódicos disponíveis. Entre janeiro e abril de 2017, foram registrados mais de 18 mil acessos a artigos digitais, livros e vídeos.
Entre os assuntos mais procurados na plataforma de consulta de títulos nesse período destacam-se os temas relacionados ao campo do direito penal econômico, como lavagem de dinheiro e compliance. Audiência de custódia, estupro e feminicídio também figuram entre os dez tópicos mais pesquisados.