No dia 19 de março, terça-feira, às 10h, o IBCCRIM realiza uma roda de conversa sobre câmeras corporais e seu uso pela polícia ostensiva. O evento é aberto e gratuito e terá transmissão ao vivo pelo canal do IBCCRIM no YouTube.
Participam do debate Bruno Giovannini, delegado da Polícia Civil de MG, Claudio Aparecido da Silva, Ouvidor das Polícias de SP, o promotor de justiça Danilo Orlando Pugliesi, além de Jacqueline Sinhoretto, coordenadora do Depto. de Segurança Pública do IBCCRIM, Márcio Romualdo, presidente do Conselho de Diversidade aqui do IBCCRIM, e a defensora Surrailly Youssef, do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública de SP.
No início do ano, o Departamento de Segurança Pública do IBCCRIM elaborou um parecer com 11 sugestões para a Diretriz Nacional sobre Câmeras Corporais em Segurança Pública – que esteve sob consulta pública.
O documento, produzido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, está dividido em 26 artigos – com diretrizes que devem ser obrigatoriamente observadas pelos estados que optarem pelo uso das câmeras corporais em forças de segurança.
No parecer, o IBCCRIM questiona pontos importantes da Portaria, afirmando que o documento mantém uma tradição legislativa “de plena confiança nas forças de segurança e na baixa participação de outros órgãos e da população civil em temas dessa natureza”, concluindo que a Portaria “foi realizada pela polícia e para a polícia”.